Meio Físico

O meio físico é formado pelos elementos que compõem o Estado em seus aspectos de clima, relevo, geologia, solos e recursos hídricos. Esses aspectos sempre condicionaram de alguma forma a ocupação e o uso do território gaúcho e, por esse motivo, devem ser mapeados e avaliados para que coexistam o uso equilibrado desse meio e as demandas naturais e humanas.

O ZEE pretende diagnosticar os aspectos físicos a partir das vulnerabilidades relacionadas às dinâmicas naturais, mais especificamente as vulnerabilidades à perda de solo por erosão, as vulnerabilidades dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos e os processos climáticos. Deste diagnóstico será gerado o zoneamento do meio físico que irá indicar as vulnerabilidades e fragilidades do Estado, frente aos elementos avaliados.

O ZEE-RS buscará apresentar, no decorrer do projeto, as potencialidades e restrições de uso do meio físico, demonstrando a sua capacidade de suporte para subsidiar atividades, bem como os impactos resultantes de seu uso inadequado.